Oportunidade! Cursos gratuitos com vagas em engenharia de alimentos, florestal, sistemas de informação e mais. Inscreva-se!
O IFNMG-Campus Salinas está com inscrições abertas para o vestibular que oferece vagas em seis cursos gratuitos de graduação. Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio. Ao todo, são disponibilizadas 97 vagas em seis cursos
Cursos disponíveis
As oportunidades estão disponíveis para os cursos gratuitos abaixo:
- Ciências Biológicas – Noturno – 4 anos – 18 vagas
- Matemática – Noturno – 4 anos – 27 vagas
- Pedagogia – Noturno – 4 anos – 2 vagas
- Engenharia de Alimentos – Diurno – 5 anos – 27 vagas
- Engenharia Florestal – Diurno – 5 anos – 19 vagas
- Sistemas de Informação – Vesperno/Noturno – 4 anos – 4 vagas
Modo de seleção
A seleção dos candidatos será realizada por meio da análise do histórico escolar, ou seja, não haverá aplicação de provas. Para comprovar as notas de Língua Portuguesa e Matemática obtidas nos três anos do ensino médio, que serão utilizadas na classificação, os candidatos devem anexar o histórico escolar do ensino médio ou um documento equivalente, que pode ser certificado ou declaração (conforme modelo disponível no Anexo XIV).
Reserva de vagas
O Vestibular Complementar adotará o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. Metade das vagas para os cursos gratuitos de graduação são reservadas para candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública. Esses estudantes podem, ainda, concorrer em categorias específicas, de acordo com a(s) situação(ões) em que se enquadrarem em relação a: deficiência; autodeclaração de preto, pardo e indígena; autodeclaração de quilombola; e renda familiar.
O Instituto Federal-IFNMG também reserva vagas para pessoas com deficiência, independentemente da escola de origem, e para candidatos oriundos de Escolas Família Agrícola.
Inscrições
Os candidatos para os cursos gratuitos de graduação devem se inscrever no site oficial do Instituto Federal-IFNMG até o dia 23 do abril de 2024 através do link (clique aqui). No formulário de inscrição, o candidato deverá informar o tipo de vaga a que deseja concorrer: se pela ampla concorrência ou por algum tipo de vaga reservada (cota). Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos, caso sejam classificados no Vestibular, serão convocados a comparecer perante uma banca que realizará a heteroidentificação, procedimento responsável por confirmar a condição autodeclarada pelo candidato, com base exclusivamente em características físicas (fenótipo).




