MEC promove 2ª Formação Nacional do Programa Escola que Protege, fortalecendo segurança nas escolas brasileiras
Entre os dias 23 e 25 de junho, o Ministério da Educação (MEC) realizou a 2ª Formação Nacional do Programa Escola que Protege, reunindo representantes de todo o Brasil. O evento teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à promoção de ambientes escolares seguros e acolhedores, refletindo a importância da proteção integral de crianças, adolescentes e profissionais da educação.
Foco em resposta e reconstrução após situações críticas
A formação deste ano concentrou-se nas dimensões de resposta e reconstrução, discutindo caminhos práticos para garantir a proteção integral nas escolas.
Também foram estabelecidas diretrizes para a retomada segura das atividades pedagógicas após períodos críticos, dando continuidade às estratégias abordadas na primeira formação nacional.
Prevenção como horizonte permanente
“A prevenção continua sendo nosso horizonte permanente e, quando a violência acontece, a escola precisa estar preparada para responder e reconstruir”, destacou a coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas do MEC, Thaís Santos.
A formação foi desenhada para apoiar estados e municípios na construção de estratégias articuladas que protejam vidas e assegurem o direito à educação.
Integração de esforços intersetoriais para um ambiente escolar seguro
A formação é uma etapa estratégica para consolidar ações alinhadas ao Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave) e ao Programa Escola que Protege (ProEP).
A atividade visa qualificar a governança intersetorial, conectando secretarias de educação com áreas de saúde, assistência social e segurança pública.
Abordagem colaborativa com diversas instituições
Durante os três dias de encontro, gestores e especialistas compartilharam protocolos e experiências para apoiar a elaboração de planos territoriais de atuação. A programação foi construída de forma colaborativa, envolvendo instituições como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal, o UNICEF, a UNESCO e a PUC-SP, entre outras.
Essa iniciativa reflete um forte compromisso com a criação de um ambiente escolar seguro e acolhedor, essencial para o desenvolvimento integral de estudantes e profissionais da educação.
A interação entre diferentes setores é fundamental para enfrentar as diversas manifestações de violência nas escolas, que vão desde o bullying até ataques extremos.
Para mais informações sobre como o MEC está trabalhando para garantir a segurança nas escolas, fique atento às próximas notícias e compartilhe sua opinião nos comentários!
Fonte: matéria original


