Prazo final para Diagnóstico de Equidade Racial: Ministério da Educação alerta cidades e estados sobre envio de dados até 30 de junho
As redes de ensino estadual e municipal têm um prazo crucial até segunda-feira, 30 de junho, para preencher o formulário do Diagnóstico de Equidade Racial, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Essa ação é vital para mapear os avanços e desafios na implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas.
Até agora, 54% das redes de ensino completaram o envio das informações, representando 3.006 municípios e nove estados. Outros 15%, equivalentes a 809 municípios e sete estados, iniciaram o preenchimento, mas ainda não enviaram os dados. Por outro lado, 32% das redes – 1.753 municípios e 11 estados – ainda não responderam ou sequer começaram o questionário.
O preenchimento deve ser feito diretamente no módulo Pneerq do Simec. O MEC orienta que gestores e secretários de educação evitem deixar o envio para os últimos momentos, para prevenir instabilidades no sistema e garantir a conclusão do processo dentro do prazo.
Importância do diagnóstico para políticas públicas
O Diagnóstico de Equidade Racial não apenas subsidia a formulação de políticas públicas voltadas ao combate ao racismo e às desigualdades étnico-raciais, mas também realiza um mapeamento fundamental da implementação da educação escolar indígena (EEI), da educação escolar quilombola (EEQ) e da educação para as relações étnico-raciais (Erer) nas redes públicas de ensino.
Além disso, o preenchimento do diagnóstico é uma etapa obrigatória para a conclusão dos processos do Plano de Ações Articuladas (PAR 4). Essa ferramenta é utilizada por estados e municípios para diagnosticar necessidades, planejar melhorias na educação e solicitar apoio técnico ou financeiro do governo federal. Redes que não concluírem o preenchimento do diagnóstico ficarão impedidas de acessar esses recursos.
Compromissos da Política Nacional de Equidade
A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), criada pela Portaria nº 470/2024, visa implementar ações e programas educacionais para superar as desigualdades étnico-raciais e combater o racismo nas escolas. Entre seus compromissos estão:
- Estruturar um sistema de metas e monitoramento;
- Asegurar a implementação do art. 26-A da Lei nº 9.394/1996;
- Formar profissionais da educação para gestão e docência nas áreas de Erer e EEQ;
- Induzir a construção de capacidades institucionais para conduzir políticas de Erer e EEQ;
- Reconhecer práticas educacionais antirracistas;
- Consolidar a educação escolar quilombola com a implementação das Diretrizes Nacionais;
- Implementar protocolos de identificação e resposta ao racismo nas escolas.
O prazo se aproxima e é fundamental que as redes de ensino estejam atentas para não perderem a oportunidade de contribuir com um diagnóstico que pode transformar a educação no Brasil. O que você pensa sobre essa iniciativa? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões!

