Ministério da Educação libera quarta parcela do programa Pé-de-Meia e garante R$ 200 para estudantes com 80% de frequência nas aulas

Ministério da Educação libera quarta parcela do programa Pé-de-Meia e garante R$ 200 para estudantes com 80% de frequência nas aulas

Estudantes do Pé-de-Meia recebem quarta parcela de R$ 200 a partir de 29 de junho; programa já beneficia 7,2 milhões

Os alunos do programa Pé-de-Meia que mantiveram pelo menos 80% de frequência nas aulas em abril estão prestes a receber a quarta parcela de R$ 200. O pagamento começa na próxima segunda-feira, 29 de junho, e se estende até 6 de julho, conforme o mês de nascimento dos estudantes.

Pagamentos programados até 6 de julho

Os pagamentos da quarta parcela acontecerão em dias úteis, seguindo o calendário abaixo:


Mês de nascimentoData de pagamento
Janeiro e fevereiro29 de junho
Março e abril30 de junho
Maio e junho1º de julho
Julho e agosto2 de julho
Setembro e outubro3 de julho
Novembro e dezembro6 de julho

Critérios para participação no programa

O Pé-de-Meia atende estudantes matriculados nas redes públicas de ensino, que devem atender às seguintes condições:

  • Ter entre 14 e 24 anos no ensino médio regular ou entre 19 e 24 anos na educação de jovens e adultos (EJA);
  • Ser parte de uma família inscrita no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular;
  • Manter frequência escolar mínima de 80% nas aulas.

Informações e dúvidas sobre o programa

Para esclarecer dúvidas, estudantes, responsáveis e gestores escolares podem acessar a página de Perguntas Frequentes sobre o Pé-de-Meia, onde encontram orientações detalhadas sobre o funcionamento do programa, critérios de participação, calendário de pagamentos e mais.

Impacto do Pé-de-Meia na educação brasileira

Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia tem como meta democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens. O programa oferece R$ 200 mensais aos estudantes do ensino regular, enquanto os alunos da EJA recebem R$ 200 pela matrícula e mais R$ 225 pela frequência. Ao final de cada ano letivo, o beneficiário também recebe R$ 1.000, que só pode ser retirado após a formatura no ensino médio.


Considerando todas as parcelas e benefícios, o valor total que um aluno pode receber chega a impressionantes R$ 9,2 mil. Desde 2024, o programa já alcançou 7,2 milhões de estudantes em todo o Brasil, e neste ano, continua a apoiar jovens de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Para o ano de 2026, o MEC planeja verificar a elegibilidade dos jovens participantes com base nos dados do CadÚnico, que poderão ser atualizados até 7 de agosto de 2026. Estudantes cujas famílias estejam registradas até essa data e que atendam aos critérios serão automaticamente incluídos no programa.

Não deixe de acompanhar as novidades sobre este e outros programas educacionais. Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários!


WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários

ATENÇÃO: O Curso Grátis com Certificado atua exclusivamente na divulgação de cursos gratuitos e oportunidades de emprego, com caráter informativo e de utilidade pública. Não realizamos recrutamento, seleção nem qualquer etapa dos processos seletivos mencionados. Toda a responsabilidade pela oferta das vagas, pelos critérios de participação, pela seleção dos candidatos e pelas demais etapas do processo cabe exclusivamente à instituição ou empresa responsável pela oportunidade divulgada.

O que você procura?

Cursos e vagas de emprego

No seu WhatsApp

Menu