São Paulo registra adesão de 236 municípios à Prova Nacional Docente em 2026, destacando avanço significativo na educação
O cenário educacional em São Paulo ganha um novo impulso com a adesão de 236 municípios à Prova Nacional Docente (PND) em 2026. Essa marca representa 36,6% do total de cidades no estado, um aumento de 6,7% em relação ao ano anterior, quando 193 municípios participaram.
As inscrições para o exame estão abertas até 3 de julho, por meio do Sistema PND. A aplicação da prova está agendada para o dia 20 de setembro. Para mais detalhes, confira a lista de municípios que participarão do exame.
Adesão à PND alcança novos patamares em todo o Brasil
Em escala nacional, 2.031 entes federativos aderiram à PND em 2026, refletindo uma participação de 96% das capitais e 85% dos estados brasileiros.
Esse crescimento de mais de 30% em comparação a 2025 destaca o compromisso com a qualidade do ensino. Desses, 615 municípios manifestaram interesse em utilizar os resultados da prova em seus processos seletivos deste ano.
Validade da adesão torna a PND uma ferramenta contínua
A partir de 2026, a adesão à PND passa a ter validade por tempo indeterminado. Isso significa que as redes de ensino que optarem por participar poderão usar os resultados do exame nos próximos anos sem necessidade de nova adesão, apenas incluindo a previsão de uso nos editais de seleção.
Objetivo da PND: qualificação e valorização do magistério
A Prova Nacional Docente visa contribuir com a melhoria da qualidade dos processos seletivos de professores, promovendo concursos públicos mais frequentes e a presença de profissionais qualificados nas escolas. Essa iniciativa se integra ao programa Mais Professores para o Brasil, que busca valorizar e qualificar o magistério da educação básica.
Diretrizes e estrutura do exame para 2026
O Edital Inep nº 67/2026 estabelece as regras e procedimentos para a realização da PND, que terá matriz semelhante à avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas. A prova deste ano acontecerá em 20 de setembro, e avaliações continuarão nos anos subsequentes.
O programa Mais Professores e suas iniciativas
Instituído pela Lei nº 15.344/2026 e pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil reconhece a importância dos docentes na aprendizagem e no sucesso das políticas educacionais. O programa pretende atender 2,3 milhões de professores em todo o país, abrangendo iniciativas como Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas e o Portal de Formação, além de ações de valorização em parceria com bancos públicos.
Esse avanço significativo na adesão à PND e as políticas integradas do programa Mais Professores sinalizam um compromisso robusto do governo em fortalecer a educação no Brasil. A participação cada vez maior dos municípios reflete a busca por uma educação de qualidade, em benefício de alunos e educadores.
Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões sobre essas mudanças na educação!