São Paulo transforma o ensino médio público com redução de abandono e reprovação, prometendo novas oportunidades para estudantes

São Paulo transforma o ensino médio público com redução de abandono e reprovação, prometendo novas oportunidades para estudantes até 2025

São Paulo registra avanços significativos no ensino médio público: queda no abandono e na reprovação em 2025

O estado de São Paulo apresenta um quadro promissor no ensino médio público, com a taxa de abandono escolar caindo de 3,9% para 3,5% entre 2022 e 2025. A reprovação, por sua vez, recuou de 6% para 2,8%, enquanto o atraso escolar diminuiu de 12,1% para 9,8%, refletindo um avanço na permanência e trajetória escolar dos alunos.

Esses dados fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, realizado pelo Inep, do Ministério da Educação (MEC), e foram divulgados em 26 de junho.


Brasil avança no ensino médio: queda de 62% na reprovação e 61% no abandono escolar

No panorama nacional, a situação é igualmente favorável. A reprovação no ensino médio público caiu 62% e o abandono escolar diminuiu 61% entre 2022 e 2025. Além disso, a distorção idade-série, que mede o atraso escolar, registrou uma redução de 28%, enquanto a taxa de aprovação cresceu 11%.

Esses avanços são possíveis graças à implementação de programas estruturantes pelo MEC, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além de melhorias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Programa Pé-de-Meia: 988.133 estudantes beneficiados em São Paulo

Outro destaque é o programa Pé-de-Meia, lançado no início de 2024, que já beneficiou 988.133 estudantes em São Paulo, com uma distribuição quase equitativa entre os sexos (50,2% feminino e 49,8% masculino).


O ministro da Educação, Leonardo Barchini, destaca que “os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado”.

Enem: aumento de 46% nas inscrições de alunos de escolas públicas

O Enem também mostra resultados positivos, com um aumento de 46% nas inscrições de concluintes de escolas públicas entre 2022 e 2025. Isso significa que mais jovens estão se preparando para o ingresso no ensino superior.

Além disso, um novo dado do Inep aponta que a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28% nesse mesmo período, indicando que mais jovens estão permanecendo na escola. Se essa taxa não tivesse diminuído, o Brasil teria quase 250 mil estudantes a menos no ensino médio em 2025, o que evidencia a relevância das políticas adotadas.


Pnad confirma aumento na frequência escolar entre jovens

Dados da Pnad Contínua Educação 2025, divulgados pelo IBGE, corroboram essa melhoria. A taxa ajustada de frequência escolar líquida entre jovens aumentou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, o maior valor desde 2016.

Como resultado, a proporção de jovens de 15 a 17 anos fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% de 2024 a 2025, uma redução de 16,3% em apenas um ano, superando a queda observada nos quatro anos anteriores.

Esses dados demonstram uma trajetória de melhoria contínua no ensino médio da rede pública, refletindo o impacto positivo das políticas educacionais implementadas nos últimos anos. Para mais informações, continue acompanhando as notícias sobre a educação no Brasil.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários

ATENÇÃO: O Curso Grátis com Certificado atua exclusivamente na divulgação de cursos gratuitos e oportunidades de emprego, com caráter informativo e de utilidade pública. Não realizamos recrutamento, seleção nem qualquer etapa dos processos seletivos mencionados. Toda a responsabilidade pela oferta das vagas, pelos critérios de participação, pela seleção dos candidatos e pelas demais etapas do processo cabe exclusivamente à instituição ou empresa responsável pela oportunidade divulgada.

O que você procura?

Cursos e vagas de emprego

No seu WhatsApp

Menu